Seguindo as orientações do Governo do Estado e da Organização Mundial da Saúde no combate à disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de Guararema prorrogou a quarentena até o dia 31 de maio, conforme Decreto Municipal nº 3876/2020. Podem seguir abertos apenas os serviços essenciais.
Além desta medida, o município adotou o uso obrigatório de máscaras, conforme orientações do Estado. Ao sair na rua é necessário estar protegido e o comércio só pode permitir a entrada e permanência de clientes com máscara, conforme o decreto municipal 3873/2020.
Até o fim da tarde de sexta-feira (08/05) o País somava mais de 9 mil morte pelo Covid-19. Em Guararema, até as 17h de 08 de maio, foram registradas 114 notificações e 16 pessoas confirmadas com a doença.
No município, quem apresentar sintomas como tosse, febre e falta de ar deve procurar atendimento no Centro Dedicado de Atendimento – Covid 19 no prédio da Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza”, localizado no Rua Dr. Armindo, 567 – Nogueira. No local é feito o primeiro atendimento de triagem, exames laboratoriais e Raio-X e conta com dois leitos de estabilização e 15 leitos de observação. Os pacientes com sintomas leves também podem optar por realizar o teleatendimento por videochamada por meio do telefone: 4693-5506. Ambos atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Com esta medida, a Santa Casa de Guararema continuará o atendimento de rotina e servirá de retaguarda para receber os casos mais graves da doença com a disponibilização de dois leitos de UTI com respiradores.
A Prefeitura de Guararema também firmou contrato com o Hospital Particular Santa Maria para a reserva de nove leitos de UTI a serem disponibilizados conforme a necessidade e o registro de caso grave da doença.