Primeira idosa é vacinada em Guararema

Município imunizou 166 pessoas em dois dias, entre profissionais de saúde, idosos de asilos e coletores de exames swab

A Dona Maria da Glória de Souza, de 60 anos, conhecida como Glórinha, residente do Lar dos Velhinhos São Vicente, foi a primeira idosa imunizada contra a Covid-19 em Guararema. Ela é acamada e foi acolhida em 2003 pela entidade.

Ao todo, entre esta quinta (21/01) e sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 166 pessoas do primeiro grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19, composto por profissionais de saúde, idosos que se encontram em asilos e coletores de exames swab.

O município iniciou a vacinação nesta quinta-feira e usou, até o momento, 59% das doses enviadas pelo Governo do Estado de São Paulo no primeiro lote. A expectativa é de que todas as vacinas sejam aplicadas até sábado (23/01). O município recebeu 280 unidades da CoronaVac.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, os coletores de swab são trabalhadores da saúde que estão totalmente na linha de frente ao combate à pandemia e que, por isso, foram imunizados também. “Esses profissionais atuam diretamente no enfrentamento à Covid, contribuindo para a diminuição da circulação do vírus, coletando exames em domicílio e intensificando a testagem da população”, pontua.