Guararema pretende imunizar 90% dos trabalhadores da rede pública de saúde nesta semana

O município recebeu um novo lote com 210 vacinas contra a Covid-19, desta vez da fabricante AstraZeneca – Oxford

A Secretaria de Saúde de Guararema recebeu nesta terça-feira (26/01) um novo lote de vacinas contra a Covid-19, desta vez da fabricante AstraZeneca – Oxford. Foram enviadas 210 doses à cidade. A proposta da Pasta é que, até o final da semana, cerca de 90% dos trabalhadores da saúde da rede pública — que atuam na linha de frente do combate à pandemia — estejam imunizados com a primeira dose.

Até a última atualização da Pasta, 240 pessoas já haviam recebido a primeira dose da CoronaVac, entre elas profissionais da Santa Casa de Guararema e idosos que vivem em instituições de longa permanência (asilos), conforme o calendário do Plano Nacional de Imunização. O novo lote da vacina de Oxford será usado em servidores que trabalham no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na Santa Casa e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo informações da Secretaria de Saúde, pelo fato de ser produzida por um laboratório diferente da CoronaVac, a vacina de Oxford não poderá ser utilizada como segunda dose nos pacientes já vacinados. Ela será a primeira dose de uma nova parcela do grupo prioritário.

A chegada da vacina à Central de Vacinação Coronavírus, no bairro Nogueira, foi acompanhada pelo prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé, e pela secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. No ato de recebimento, ela destacou a ideia de imunizar, até o final da semana, a maior parte dos trabalhadores da saúde que está no enfrentamento ao coronavírus. Adriana também ressaltou que todas as vacinas são nominais, controladas pelo município e exclusivas para os grupos prioritários determinados pelo Governo do Estado.

“É mais um momento muito importante para a nossa cidade. Estamos avançando na campanha da vacinação, ampliando a cobertura vacinal dos trabalhadores da saúde que atuam na rede pública. Vale destacar que estamos respeitando rigorosamente o calendário da campanha de vacinação, imunizando apenas quem faz parte dos grupos prioritários desta primeira fase”, pontua Adriana.

Zé também comentou a chegada das doses durante o ato. “Sabemos que o número de doses que recebemos ainda não é suficiente. Mas quero deixar bem claro que estamos trabalhando com agilidade, eficiência e transparência para que mais doses sejam entregues à nossa cidade. É uma esperança que nasce em um momento em que a doença volta a se agravar em todo o país, então peço que continuem se cuidando. Usem máscara, evitem aglomerações e higienizem as mãos com frequência”, afirma o prefeito.

Balanço

Com a chegada do segundo lote de vacina contra o coronavírus, Guararema recebeu, até o momento, o total de 490 doses, sendo 280 da CoronaVac e 210 da de Oxford. Segundo a última atualização divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, 240 pessoas foram imunizadas na cidade.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, nesta primeira fase da campanha contra a Covid-19, apenas os profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos institucionalizados podem ser vacinados. O calendário com os demais grupos e datas será amplamente divulgado nos canais oficiais do município quando novos lotes de vacinas forem distribuídos.

Transmissão

A chegada das doses a Guararema foi transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Guararema no Facebook. O vídeo na íntegra permanece disponível para acesso no link www.facebook.com/PrefeituraGuararema.