Balanço da vacinação no final de semana: Guararema aplica 1.369 doses de imunizantes contra a Covid-19

Maior parte dos vacinados recebeu o imunizante no sábado – 1.004 doses. No domingo, 365 doses foram aplicadas

A imunização contra a Covid-19 em Guararema durante o último final de semana foi intensa e responsável por aumentar a cobertura vacinal contra a doença no município. Por conta do Dia D da Vacinação e do horário estendido de imunização no domingo – ambas ações desempenhadas pela Secretaria Municipal de Saúde – 1.369 segundas doses da vacina contra o coronavírus foram aplicadas.

O foco da ação especial de vacinação, no último fim de semana, foi a aplicação de segundas doses. No Estacionamento do Pau D’Alho, pessoas de 50 a 59 anos que tomaram a primeira dose em 19 de junho receberam o reforço do imunizante. Já na Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), foram vacinadas as pessoas de 18 a 24 anos que tomaram a primeira dose nos dias 14 e 15 de agosto.

Assim como nas outras edições, a operação ocorreu no estacionamento do Pau D’Alho – das 9 às 13 horas -, com a opção de imunização no sistema drive-thru e para pedestres agendados, e na Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), no bairro do Nogueira – das 8 às 20 horas no sábado e no domingo das 8 às 15 horas.

A maior parte dos vacinados neste final de semana recebeu o imunizante no sábado (11/09) – 1.004 doses. Já no domingo, 365 pessoas receberam doses da vacina.

“Mais uma vez ultrapassamos a marca de mil doses aplicadas em um único dia. No sábado, com o 5º Dia D da Vacinação Contra o Coronavírus, pudemos aplicar a segunda dose da vacina para o público de 50 a 59 anos e nos jovens de 18 a 24 anos”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “Com o horário estendido ao domingo também conseguimos aplicar uma boa quantidade de vacinas e aumentar ainda mais a cobertura vacinal na cidade”, completa.

Esta foi a 5ª edição do Dia D da Vacinação realizada pela Administração Municipal em Guararema. As outras ações do tipo ocorreram em 22 de maio, 19 de junho, 24 de julho e 21 de agosto.

Sendo obrigatório apenas ter apresentado a carteirinha de vacinação com a primeira dose, para estes públicos, não foi necessário realizar cadastro, apenas seguir a data e local previamente anotados no comprovante.

Horário estendido

Para dar mais celeridade à vacinação no município, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a estratégia de imunizar a população no domingo. Na Central de Vacinação Coronavírus, o mesmo público que se imunizou no sábado (pessoas de 18 a 24 anos que tomaram a primeira dose nos dias 14 e 15 de agosto) teve a oportunidade de receber o reforço do imunizante.

Crédito fotos: Vitoria Mikaelli