Guararema anuncia ampliação da dose adicional para os maiores de 18 anos

Guararema anuncia ampliação da dose adicional para os maiores de 18 anos

Intervalo para a aplicação da 3ª dose também foi reduzido para cinco meses; alterações têm início nesta sexta-feira (19)

A Prefeitura de Guararema anunciou nesta quinta-feira (18) que toda população adulta do município poderá se vacinar com a dose adicional da vacina contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (19). A medida vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses até 19 de junho (154 de diferença).

 A nova orientação segue o que foi determinado pelo Plano Estadual de Imunização (PEI), que por sua vez segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Antes das alterações, a dose adicional estava sendo aplicada em Guararema apenas para quem tinha mais de 60 anos de idade, profissionais da Saúde e imunissuprimidos, com o intervalo de seis meses.

“A partir desta sexta-feira (19) podem se vacinar quem tomou a segunda entre janeiro e19 de junho e, posteriormente, com intervalo de 154 dias desde a segunda aplicação”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico de Guararema, até esta quarta-feira (17), 2.178 pessoas já haviam recebido a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Tanto o governo federal quanto o estadual destacam que os imunizantes disponíveis na Rede Pública de Saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de Saúde: Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca.

80% da população com as duas doses ou dose única

Até o momento, 24.595 pessoas já receberam as duas doses da vacina ou a dose única do imunizante, isso corresponde a mais de 80% da população de todas as idades, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

—————————-


Crédito fotos: Vitoria Mikaelli