Guararema sedia 1º Simpósio de Saúde do Condemat

Guararema sedia 1º Simpósio de Saúde do Condemat

Município também apresentou projetos sobre estratégias exitosas no combate ao coronavírus

Guararema sediou nesta terça-feira (14) o 1º Simpósio de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Reunindo iniciativas de 12 municípios, o evento reuniu apresentações e debates sobre estratégias exitosas e os desafios no combate ao coronavírus.

Idealizado e realizado pelo Condemat, o Simpósio de Saúde do Condemat (Sisac) é uma iniciativa da Câmara Técnica de Saúde do Alto Tietê que visa reunir autoridades das Secretarias Municipais de Saúde das 12 cidades para exposição de boas práticas e projetos de sucesso em prol da população da região, no que se refere ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com o tema “Os desafios enfrentados pela gestão pública em tempos de pandemia”, a ação reúne 36 trabalhos municipais sobre iniciativas realizadas no combate e na prevenção à Covid-19.

O encontro contou com a participação de prefeitos e representantes das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano, que fizeram apresentações orais dos seus trabalhos de destaque dos últimos dois anos.

O Simpósio também contou a presença do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, do superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto e do presidente do Cosems-SP, Geraldo Reple.

O prefeito Zé, ao lado da secretária municipal de Saúde de Guararema e coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, deu boas-vindas aos representantes dos municípios, agradeceu a presença de todos e discursou sobre a importância do consórcio e da atuação dos profissionais da Saúde, durante a pandemia da Covid-19.

“É uma grande honra receber o 1º Simpósio da Saúde do Condemat em Guararema, após a grande luta que os municípios enfrentaram na pandemia da Covid-19. A união e força do Condemat fizeram muita diferença nessa batalha”, destacou Zé. “Tenho muito orgulho de tudo que Guararema e seus profissionais da Saúde realizaram no enfrentamento desta doença. Além dos trabalhos apresentados, temos inúmeras ações diárias que salvaram vidas”, completou.

Trabalhos de Guararema

Ao todo, a equipe de Saúde da Secretaria de Guararema junto à Santa Casa, apresentou 17 projetos sobre o tema, nos quais cinco foram selecionados para integrar a revista eletrônica do Condemat e um foi apresentado e premiado no 1º Simpósio do consórcio. Os trabalhos selecionados foram: Prontuário Afetivo, dos autores: Davi Eiji Furutani de Oliveira, Nubia da Fonseca Fernandes e Roberta Paes da Silveira (premiado no evento); Utilização de Terapia de Ventilação não Invasiva na Enfermaria de Comorbidades Respiratórias, dos autores: Davi Eiji Furutani e Carla Ritieli de Castro; Corrida Pela Vacina em Tempos de Pandemia: Imunização Contra a Covid-19, da autora Lays Machado S. Braga; Reabilitação Pós-Covid – a importância do acompanhamento multidisciplinar no monitoramento e recuperação de pacientes egressos de internação, da autora Lays Machado S. Braga; e A Importância do Telemonitoramento como Ferramenta de Vigilância Epidemiológica no Controle da Covid-19, dos autores, Aline Moraes Sanches Baptista, Luciane do Prado Silva e Ingrid Oliveira da Mata Ramos.

———————–

Crédito fotos: Vitoria Mikaelli