Guararema sedia 1º Simpósio de Saúde do Condemat

Município também apresentou projetos sobre estratégias exitosas no combate ao coronavírus

Guararema sediou nesta terça-feira (14) o 1º Simpósio de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Reunindo iniciativas de 12 municípios, o evento reuniu apresentações e debates sobre estratégias exitosas e os desafios no combate ao coronavírus.

Idealizado e realizado pelo Condemat, o Simpósio de Saúde do Condemat (Sisac) é uma iniciativa da Câmara Técnica de Saúde do Alto Tietê que visa reunir autoridades das Secretarias Municipais de Saúde das 12 cidades para exposição de boas práticas e projetos de sucesso em prol da população da região, no que se refere ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com o tema “Os desafios enfrentados pela gestão pública em tempos de pandemia”, a ação reúne 36 trabalhos municipais sobre iniciativas realizadas no combate e na prevenção à Covid-19.

O encontro contou com a participação de prefeitos e representantes das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano, que fizeram apresentações orais dos seus trabalhos de destaque dos últimos dois anos.

O Simpósio também contou a presença do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, do superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto e do presidente do Cosems-SP, Geraldo Reple.

O prefeito Zé, ao lado da secretária municipal de Saúde de Guararema e coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, deu boas-vindas aos representantes dos municípios, agradeceu a presença de todos e discursou sobre a importância do consórcio e da atuação dos profissionais da Saúde, durante a pandemia da Covid-19.

“É uma grande honra receber o 1º Simpósio da Saúde do Condemat em Guararema, após a grande luta que os municípios enfrentaram na pandemia da Covid-19. A união e força do Condemat fizeram muita diferença nessa batalha”, destacou Zé. “Tenho muito orgulho de tudo que Guararema e seus profissionais da Saúde realizaram no enfrentamento desta doença. Além dos trabalhos apresentados, temos inúmeras ações diárias que salvaram vidas”, completou.

Trabalhos de Guararema

Ao todo, a equipe de Saúde da Secretaria de Guararema junto à Santa Casa, apresentou 17 projetos sobre o tema, nos quais cinco foram selecionados para integrar a revista eletrônica do Condemat e um foi apresentado e premiado no 1º Simpósio do consórcio. Os trabalhos selecionados foram: Prontuário Afetivo, dos autores: Davi Eiji Furutani de Oliveira, Nubia da Fonseca Fernandes e Roberta Paes da Silveira (premiado no evento); Utilização de Terapia de Ventilação não Invasiva na Enfermaria de Comorbidades Respiratórias, dos autores: Davi Eiji Furutani e Carla Ritieli de Castro; Corrida Pela Vacina em Tempos de Pandemia: Imunização Contra a Covid-19, da autora Lays Machado S. Braga; Reabilitação Pós-Covid – a importância do acompanhamento multidisciplinar no monitoramento e recuperação de pacientes egressos de internação, da autora Lays Machado S. Braga; e A Importância do Telemonitoramento como Ferramenta de Vigilância Epidemiológica no Controle da Covid-19, dos autores, Aline Moraes Sanches Baptista, Luciane do Prado Silva e Ingrid Oliveira da Mata Ramos.

———————–

Crédito fotos: Vitoria Mikaelli