Perguntas e Respostas - Vacinação

A campanha de vacinação em Guararema seguirá os calendários estipulados pelo Governo Estadual e Federal, com início em 20 de janeiro.

Os grupos prioritários da primeira fase da campanha, definidos pela Política Nacional de Imunização, são compostos por trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos. Guararema aguarda o envio de mais doses da vacina para seguir o cronograma. Outras informações sobre prazos, calendário e demais procedimentos serão amplamente divulgadas pela Secretaria de Saúde conforme o recebimento de doses.

Os profissionais de Segurança Pública de Guararema começaram a ser vacinados contra o coronavírus na segunda-feira (05/04). Por se tratar de uma imunização regional, o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Doze (CPA/ M-12) da Região do Alto Tietê solicitou que a vacinação ocorresse na Universidade Mogi das Cruzes (UMC).

A campanha abrange os integrantes do serviço ativo das Polícias Civil, Militar (incluindo efetivo do Bombeiro e dos Policiamentos Ambiental e Rodoviário) e Técnico-Científica.
Para se vacinar, o profissional terá que realizar um cadastro prévio no site “Vacina Já” (vacinaja.sp.gov.br/). Os profissionais serão informados dos locais para a imunização, assim como os dias e horários recomendados.

A vacinação para os profissionais da Educação com mais de 47 anos terá início no dia 12 de abril. Serão vacinados servidores de diferentes categorias, tais como: auxiliar de serviços gerais; cuidador ou intérprete de Libras; diretor de escola; faxineira; inspetor de alunos; merendeira; assistente de alfabetização (monitor); professor coordenador pedagógico; professor de Educação Básica – anos iniciais; professor de Educação Básica – anos finais; professor de Educação Básica – Ensino Médio; professor de Educação Básica – Educação Infantil; secretário da escola; supervisor de ensino; vice-diretor de escola.

O critério adotado pela Secretaria Estadual de Educação para a imunização é o local de atuação dos profissionais, ou seja, de acordo com o que foi estabelecido pelo Governo do Estado, serão vacinados os profissionais da Educação que trabalham em Guararema.

Todo o processo de cadastro e validação para autorização da imunização dos profissionais da Educação é realizado pela Secretaria Estadual de Educação.

Para realizar o cadastro é necessário acessar o site www.vacinaja.sp.gov.br/educacao. Após a validação do cadastro pela Secretaria Estadual de Educação, será emitido o comprovante “Vacina Já Educação”. É necessário que o cadastrado imprima uma cópia desse comprovante que é enviado por e-mail.

Em posse do comprovante “Vacina Já Educação”, o profissional da Educação deverá realizar seu cadastro no site oficial da Prefeitura de Guararema (www.guararema.sp.gov.br) para agendamento do dia e horário para aplicação da dose da vacina. A imunização ocorrerá na Central de Vacinação do Coronavírus, no Bairro Nogueira.

No dia agendado para a vacinação é necessário levar os seguintes documentos: original e cópia do comprovante “Vacina Já Educação”; documento com foto; e CPF.

Qualquer dificuldade e necessidade de informação sobre o cadastramento, para autorização da vacinação, os profissionais da Educação devem utilizar os canais da Secretaria Estadual de Educação: site atendimento.educação.sp.gob.br ou telefone 0800 77 000 12.

O número de doses que a cidade recebe para cada faixa etária é determinado pelo Plano Nacional e Estadual de vacinação, que tem sido seguido rigorosamente pela cidade.

Neste caso é necessário aguardar que o Governo do Estado ou o Governo Federal enviem um novo lote de imunizantes para a sua faixa etária e aguardar que a Secretaria Municipal de Saúde reabra o cadastro.

Guararema está seguindo rigorosamente o plano Nacional e Estadual de imunização. Isso significa que o governo federal ou estadual que determina o número de doses que é enviado ao município para cada grupo prioritário. Como cada aplicação precisa ser justificada no sistema que controla a vacinação, a cidade não pode aplicar doses destinadas a uma determinada faixa etária em pessoas de outra faixa etária, nem de um determinado grupo em outro. Caso aconteça do número de doses recebidas não ser o suficiente para vacinar todas as pessoas daquele grupo prioritário, imediatamente, a Secretaria de Saúde envia um e-mail ao governo do estado solicitando mais doses de vacinas. Assim que o município receber as doses para as faixas etárias informadas, a Central de Vacinação fará contato para agendamento da aplicação da dose

O local escolhido para aplicação das doses foi a Escola Profissionalizante Prefeito Sebastião Alvino de Souza, situada na rua Dr. Armindo, 567, no bairro Nogueira. 

As vacinas serão aplicadas de segunda a sábado, das 8 às 20 horas.

Sim. Há dois números disponíveis: (11)4693 5506 e (11) 4693 4415.

Haverá atendimento drive-thru para os (as) moradores (as) com mobilidade reduzida, facilitando, assim, o acesso ao local da vacinação, além de entrada para pedestres, amplo estacionamento e sala de espera. Todo o espaço é amplamente ventilado, conforme exigência do Plano Estadual de Vacinação.

Sim. Com o objetivo de evitar aglomerações e otimizar o processo de vacinação na cidade, a Secretaria de Saúde de Guararema criou plataformas de cadastramento.

Os links para cadastro já estão disponíveis e podem ser acessados na página principal do site da Prefeitura (www.guararema.sp.gov.br), na aba “Cadastramento para Vacinação da Covid-19”, ou no botão ” Cadastramento para Vacinação”, localizado no menu desta página.

Importante: também é necessário fazer o cadastro no site do Governo do Estado, no link https://vacinaja.sp.gov.br/

No caso dos idosos, será preciso levar um documento (original e cópia) com foto contendo o número do CPF e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Já para os trabalhadores da saúde, além desses documentos, será imprescindível apresentar comprovantes de vínculo empregatício, como carteira de trabalho, holerite, contrato e crachá. Profissionais liberais (autônomos) que trabalham na área da saúde deverão mostrar a carteira do conselho de classe.

Também é importante que o cadastro tenha sido feito (basta clicar no botão (Cadastramento para a Vacinação no botão do menu)

Os links para cadastro já estão disponíveis e podem ser acessados na página principal do site da Prefeitura (www.guararema.sp.gov.br), na aba “Cadastramento para Vacinação da Covid-19”, ou no botão ” Cadastramento para Vacinação”, localizado no menu desta página.

Também é necessário fazer o cadastro no site do Governo do Estado, no link https://vacinaja.sp.gov.br/

Ligue para a Unidade Básica de Saúde do seu bairro (UBS) e confirme se já não possui o cartão, pois muitas pessoas, mesmo as que usam a rede particular, já são cadastrados na rede e não sabem.

 

Caso seja constatado que não, o cartão pode ser solicitado gratuitamente na UBS do seu bairro.

Não. O munícipio de Guararema conta com uma estrutura centralizada para a aplicação da vacina contra a Covid-19. A escolha foi feita levando em consideração a amplitude do local, que oferece a possibilidade de atendimento por drive-thru e para pedestres, estacionamento, sala de espera e a ventilação adequada solicitada pelo Plano Estadual de Saúde.

 O local também está equipado com a tecnologia necessária para garantir o registro individualizado de cada pessoa vacinada, bem como a rede frio para o devido armazenamento das doses, duas exigências do Plano Estadual de Vacinação.

Sim. Para isto, é preciso preencher o cadastro que já está disponível na página principal do site da Prefeitura (www.guararema.sp.gov.br), na aba “Cadastramento para Vacinação da Covid-19”, ou no botão ” Cadastramento para Vacinação”, localizado no menu desta página.
É fundamental que o cadastro seja feito, uma vez que imunização para trabalhadores de saúde será agendada.

O Governo Federal, assim como o Governo do Estado de São Paulo, ainda não definiu o calendário de vacinação para as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários. É necessário aguardar.

Sim, desde que estejam dentro de um dos grupos prioritários.  A vacinação de idosos em asilos será feita nos próprios locais de repouso, permitindo comodidade e segurança. Os pacientes acamados também serão imunizados em suas residências, conforme procedimentos que serão divulgados oportunamente e de acordo com o calendário do Plano Estadual de Imunização.

Não. As doses são quantificadas com base na população da cidade. Portanto, as doses de cada cidadão estão garantidas dentro do seu município de origem.

 É importante que cada pessoa procure se vacinar onde reside para evitar que falte doses em outros municípios e também para garantir que não aconteçam aglomerações no local de aplicação.

Por enquanto, não. É necessário aguardar o posicionamento do Governo Federal ou do Governo do Estado de São Paulo sobre o calendário de imunização dos demais grupos, além dos que já foram divulgados.

Não. Neste caso, o ideal é que não seja feita a aplicação das doses.

A partir dos 18 anos a pessoa pode ser imunizada.

Guararema será contemplada com as vacinas já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seguindo todos os protocolos de segurança do país.

Deve procurar ajuda médica, de preferência o Pronto Socorro da Santa Casa da cidade, detalhando os sintomas, frequência e intensidade.

 

Sintomas leves também podem ser relatados para o Centro de Vacinação (Cevac).

Não. É necessário um período entre 10 a 20 dias após a aplicação da segunda dose para o que o corpo crie uma resposta imune ao vírus.

 

Na prática, a vacina não garante que a pessoa não terá Covid-19, mas diminui a chance de infecção e a gravidade da doença.  Portanto, mesmo após tomar a segunda dose, será necessário continuar seguindo as medidas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que o país tenha a maioria da população vacinada.

Não. Porém, é altamente recomendado que todas as pessoas sejam imunizadas, seguindo o calendário pré-estabelecido pelo Governo Estadual para conter o avanço do coronavírus (Covid-19) no município e, consequentemente, em todo o estado. Quanto mais pessoas se vacinarem, mais fácil será tratar quem contrair a doença, garantindo atendimento de saúde para todos que precisarem.

As duas doses serão aplicadas no braço de preferência da pessoa (seja o esquerdo ou o direito).

Sim. Todo o material utilizado será descartável e todos os profissionais da Central de Vacinação receberam treinamento para garantir o máximo de segurança na hora da aplicação.

Não. Caso a pessoa apresente algum sintoma, o recomendado é que ela observe se haverá avanço no quadro e evite tomar a vacina neste período.

Pacientes com Covid-19 devem permanecer em isolamento e não devem tomar a vacina, mesmo que estejam dentro dos grupos considerados prioritários.

Neste caso, o recomendado é consultar o médico que faz o acompanhamento do paciente e avaliar o caso individualmente.

Se possível, consulte o médico por telefone para evitar o deslocamento neste período de pandemia.

Neste caso, o recomendado é consultar o médico que faz o acompanhamento do paciente e avaliar o caso individualmente.

 

Se possível, consulte o médico por telefone para evitar o deslocamento neste período de pandemia.

Por questões éticas e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a divulgação dos dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 irá se restringir à quantidade de doses recebidas e aplicadas na cidade, bem como à função e setor onde os trabalhadores da saúde atuam. A cidade tem seguido com rigor o calendário e os grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização.